Resumo de pediatria: saúde psicoafetiva da criança

girl sitting beside a teddy bear
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  • 1 ano atrás
  • 3minutos

Marcos do desenvolvimento

Desde o início, deve-se avaliar desenvolvimento motor, sensorial, da linguagem, e psicossocial.

0 a 2 meses de vida

  • Amamentação;
  • Construção do laço afetivo mãe-bebê e pai-bebê.

1º mês de vida

  • Desenvolve sucção efetiva;
  • Acompanha faces;
  • Discrimina a voz da mãe;
  • Olha para objetos em branco e preto;
  • Chora quando estressado;
  • Vocaliza alguns sons iniciais (guturais, roucos).

2º mês de vida

  • Responde visualmente;
  • Acompanha grandes objetos;
  • Reconhece a mãe;
  • Sorri reciprocamente (responde à voz do adulto e sorri) a partir de 6 semanas;
  • Alerta a voz e som.

2 a 6 meses de vida

  • Sorriso voluntário;
  • Exploração do ambiente;
  • Busca pela fonte de estímulos sonoros.

6 a 12 meses de vida

Aumenta a mobilidade e a habilidade para explorar o ambiente, desenvolvendo autonomia de localização.

Angústia de separação

Em torno de 6 meses, lactente desenvolve a percepção de constância do objeto (objetos continuam existindo quando desaparecem de seu campo de visão). Ele fica ansioso diante de figuras estranhas, e procura rostos conhecidos, especialmente dos pais.

Objeto transicional de Winnicot

É um objeto utilizado pela criança para suportar a ausência materna, com o qual ele desenvolve muito apego. Quando persiste na idade pré-escolar, é um sinal de alerta.

2º ano de vida

  • Passa a utilizar o “não”, e passa a ser capaz de compreender regras simples;
  • A partir do 18º mês, começa a desenvolver controle dos esfincteres.

2 aos 5 anos de idade

  • Maturação neurológica para o controle de esfíncteres;
  • Sentimentos contraditórios em relação aos pais (ex.: desgostar de regras, ciúmes);
  • Curiosidade genital e pudor → Importante que seja ensinada sobre privacidade;
  • Noção de certo e errado e pensamento moral se desenvolvem;
  • Idade crucial para formação de hábitos.

5 aos 6 anos de idade

  • Entende conceitos temporais (ontem, hoje, e amanhã) → Pode ser preparada para situações estressantes, e receber feedback sobre descumprimento de regras após o ocorrido (não mais precisa que isso seja instantâneo);
  • Forma frases completas;
  • Tem jogos simbólicos e pensamento mágico.

5 aos 12 anos de idade

Grande maturação de funções motoras, linguísticas, psicológicas, e cognitivas:

  • Transição do pensamento concreto para o pensamento simbólico;
  • Aperfeiçoa funções já adquiridas e adquire novas funções;
  • Capacidade de seriar, classificar.

Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento

O cuidador deve sempre ser informado sobre sinais de alerta, e elogiado por suas atitudes positivas.

Indícios de atraso do desenvolvimento

  • Provável:
    • Perímetro cefálico entre escores z -2 e +2, e/ou;
    • Presença de 3 ou mais alterações fenotípicas, e/ou;
    • Ausência de 2 ou mais marcos para a faixa etária anterior.
  • Alerta: ausência de 1 ou mais marcos para a sua faixa etária → Orientação para o cuidador, retorno em 30 dias, encaminhamento especializado caso etiologia não seja identificada.

Fatores de risco

  • Prematuridade;
  • Mãe adolescente;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Doença crônica;
  • Falta de estímulos;
  • Pré-natal ausente ou incompleto;
  • Gravidez indesejada;
  • Uso de álcool e drogas na gravidez;
  • Depressão materna;
  • Doenças específicas na gestação;
  • Parentesco entre os pais;
  • Violência;
  • Histórico de doença psíquica na família;
  • Alterações físicas (descompasso entre bebê idealizado e bebê real).

Fatores de proteção

  • Parto normal, com contato da mãe com o bebê na sala de parto;
  • Participação do pai;
  • Vínculo (olhar, voz, seio materno, estímulo à aquisição da linguagem);
  • Amamentação;
  • Desmame adequado;
  • Sono: higiene do sono, afeto na hora de dormir;
  • Brincadeira.

Referência(s)

Aula da professora Ana Maria Costa da Silva Lopes.


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