Marcos do desenvolvimento
Desde o início, deve-se avaliar desenvolvimento motor, sensorial, da linguagem, e psicossocial.
0 a 2 meses de vida
- Amamentação;
- Construção do laço afetivo mãe-bebê e pai-bebê.
1º mês de vida
- Desenvolve sucção efetiva;
- Acompanha faces;
- Discrimina a voz da mãe;
- Olha para objetos em branco e preto;
- Chora quando estressado;
- Vocaliza alguns sons iniciais (guturais, roucos).
2º mês de vida
- Responde visualmente;
- Acompanha grandes objetos;
- Reconhece a mãe;
- Sorri reciprocamente (responde à voz do adulto e sorri) a partir de 6 semanas;
- Alerta a voz e som.
2 a 6 meses de vida
- Sorriso voluntário;
- Exploração do ambiente;
- Busca pela fonte de estímulos sonoros.
6 a 12 meses de vida
Aumenta a mobilidade e a habilidade para explorar o ambiente, desenvolvendo autonomia de localização.
Angústia de separação
Em torno de 6 meses, lactente desenvolve a percepção de constância do objeto (objetos continuam existindo quando desaparecem de seu campo de visão). Ele fica ansioso diante de figuras estranhas, e procura rostos conhecidos, especialmente dos pais.
Objeto transicional de Winnicot
É um objeto utilizado pela criança para suportar a ausência materna, com o qual ele desenvolve muito apego. Quando persiste na idade pré-escolar, é um sinal de alerta.
2º ano de vida
- Passa a utilizar o “não”, e passa a ser capaz de compreender regras simples;
- A partir do 18º mês, começa a desenvolver controle dos esfincteres.
2 aos 5 anos de idade
- Maturação neurológica para o controle de esfíncteres;
- Sentimentos contraditórios em relação aos pais (ex.: desgostar de regras, ciúmes);
- Curiosidade genital e pudor → Importante que seja ensinada sobre privacidade;
- Noção de certo e errado e pensamento moral se desenvolvem;
- Idade crucial para formação de hábitos.
5 aos 6 anos de idade
- Entende conceitos temporais (ontem, hoje, e amanhã) → Pode ser preparada para situações estressantes, e receber feedback sobre descumprimento de regras após o ocorrido (não mais precisa que isso seja instantâneo);
- Forma frases completas;
- Tem jogos simbólicos e pensamento mágico.
5 aos 12 anos de idade
Grande maturação de funções motoras, linguísticas, psicológicas, e cognitivas:
- Transição do pensamento concreto para o pensamento simbólico;
- Aperfeiçoa funções já adquiridas e adquire novas funções;
- Capacidade de seriar, classificar.
Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento
O cuidador deve sempre ser informado sobre sinais de alerta, e elogiado por suas atitudes positivas.
Indícios de atraso do desenvolvimento
- Provável:
- Perímetro cefálico entre escores z -2 e +2, e/ou;
- Presença de 3 ou mais alterações fenotípicas, e/ou;
- Ausência de 2 ou mais marcos para a faixa etária anterior.
- Alerta: ausência de 1 ou mais marcos para a sua faixa etária → Orientação para o cuidador, retorno em 30 dias, encaminhamento especializado caso etiologia não seja identificada.
Fatores de risco
- Prematuridade;
- Mãe adolescente;
- Baixo peso ao nascer;
- Doença crônica;
- Falta de estímulos;
- Pré-natal ausente ou incompleto;
- Gravidez indesejada;
- Uso de álcool e drogas na gravidez;
- Depressão materna;
- Doenças específicas na gestação;
- Parentesco entre os pais;
- Violência;
- Histórico de doença psíquica na família;
- Alterações físicas (descompasso entre bebê idealizado e bebê real).
Fatores de proteção
- Parto normal, com contato da mãe com o bebê na sala de parto;
- Participação do pai;
- Vínculo (olhar, voz, seio materno, estímulo à aquisição da linguagem);
- Amamentação;
- Desmame adequado;
- Sono: higiene do sono, afeto na hora de dormir;
- Brincadeira.
Referência(s)
Aula da professora Ana Maria Costa da Silva Lopes.